QUANDO E ONDE SURGIU A CORRIDA DE RUA?

postado em: Corrida de Rua | 0

A história da Corrida de Rua teve início século XVIII, na Inglaterra. As Corridas de Rua não demoraram para se tornar um esporte popular na Europa e, posteriormente, ganhando espaço também nos Estados Unidos e nos outros continentes.

O sucesso da primeira Maratona Olímpica, no final do século XIX, foi o grande impulso para a popularidade das Corridas de Rua. Atualmente também conhecidas como provas de pedestreanismo, os circuitos de rua já variam de 5 a 100km entre suas diversas modalidades de competição.

Como já informamos aqui no TicketRun Blog, a corrida de rua pode ser praticada por praticamente todo mundo, incluindo crianças e idosos, mas é preciso ter condicionamento físico e o ideal é que sejam sempre acompanhados por profissionais.

Em sua maioria, os corredores são atletas amadores, que buscam melhorar seus resultados e melhorar a qualidade de vida com novos resultados. No Brasil, a popularização do Pedestreanismo teve seu marco em 1925, com a criação da Corrida de São Silvestre, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, então diretor do jornal A Gazeta e entusiasta do esporte. Essa prova, em específico, é disputada em todo dia 31 de dezembro em São Paulo, e desde 1945 já conta com atletas de outros países disputando o pódio.

 

História das Maratonas

Contam os historiadores que no ano de 490 a.C, soldados atenienses foram combater os persas na Primeira Guerra Médica – que mais tarde ficou conhecida como A Batalha de Maratona.

Nessa guerra, as mulheres dos soldados de Atenas ficaram ansiosas pelo resultado porque, dependendo do resultado, poderiam ser violadas e verem seus filhos sacrificados pelos inimigos. Ao saberem dessa ameaça, os gregos deram ordem a suas esposas para, se não recebessem a notícia da sua vitória em 24 horas, matar seus filhos e, em seguida, suicidarem-se.

Os gregos conquistaram a batalha, porém, em mais tempo do que haviam planejado, e, por isso, tiveram receio de suas mulheres executarem o plano. Para evitar essa tragédia, o general grego Milcíades ordenou o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas, situada a cerca de 42 km dali, para levar a notícia da vitória.

O soldado, que era considerado o melhor corredor do exército grego, correu essa distância tão rapidamente que, ao chegar, conseguiu dizer apenas “vencemos”, e caiu morto pelo demasiado esforço.

A maratona é considerada uma modalidade olímpica desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896 na cidade de Atenas. Após cerca de 2400 anos, Filípides foi homenageado com a criação da prova de Maratona Desportiva, cuja distância oficial atualmente são os 42km – que ele um dia percorreu para salvar as mulheres e crianças de seu povo.

 

A vez das mulheres

Oficialmente, a primeira prova de maratona feminina foi nos Campeonatos da Europa de Atletismo, em Atenas, no ano de 1982, e a vitória foi da atleta portuguesa Rosa Mota. Nos Jogos de Los Angeles, a categoria feminina foi introduzida em 1984. A portuguesa ganhou a medalha de bronze e, quatro anos depois em Seul, alcançou a medalha de ouro.

 

Importante

Antes de sair correndo por aí consulte profissionais da saúde, como médicos, profissionais de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas.

Qual será a sua próxima competição? Já se inscreveu na mais perto de você? Confira a nossa agenda de Corridas em loja.ticketrun.com.br e garanta a sua participação!

TicketRun: o seu ingresso para o mundo das corridas.

Confira os melhores produtos para corredores de rua.

Deixe uma resposta