DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A CORRER

postado em: Corrida de Rua | 0

Você quer começar a participar de corridas de rua, mas ainda não sabe por onde começar? Nós, do TicketRun Blog, queremos fazer parte da sua história de amor com as corridas e trouxemos algumas dicas para você começar com o pé direito!

Em grupo ou sozinho, com familiares ou com os amigos, o que importa é colocar a roupa ideal, calçar seus tênis e sair correndo “por aí”. Embora não existam regras fechadas, algumas práticas são bem recomendadas para iniciar nesse esporte. Confira algumas delas:

  • A primeira dica dos profissionais da área é que se faça uma refeição leve e rica em carboidratos e proteínas, antes do seu treino ou de alguma prova.
  • Já nas ruas, o aquecimento é fundamental para quem não está tão acostumado assim com esse ritmo. Comece trotando, com passos mais curtos e velocidade em constância. Ao terminar seu percurso, é importante prestar atenção em como irá frear seu corpo; recomenda-se não parar de uma vez, mas caminhar para que a sua frequência cardíaca diminua aos poucos.
  • Beber água durante os treinos e as provas é muito importante, mas a hidratação também é essencial antes e depois da atividade física. Consumir alimentos ricos em água durante os exercícios podem auxiliar nessa hidratação. Os carboidratos em gel, por exemplo, são muito utilizados pelos runners e podem ser uma ótima opção para repor a energia e garantir aquele fôlego extra.
  • É muito importante escutar o corpo e prestar atenção nos seus pedidos de pausa. Aos sinais de dor ou fadiga, dê descanso ao seu corpo de pelo menos dois dias. Se essa dor for pelo excesso de treino, em 48h você irá se recuperar. Assim, você evitará problemas futuros.
  • Tenha bons tênis, ideais para os seus objetivos. Eles são essenciais para um bom desempenho nas ruas. Profissionais recomendam que você tenha, ao menos, dois pares de tênis e que esses sejam trocados a cada 600km corridos. Afinal, os tênis também precisam ser repousados para voltarem ao estado de antes.
  • Após os exercícios, alongue-se. É preciso dar tempo para o seu corpo se recuperar totalmente e reconhecer os sinais de fadiga.
  • Respeite o seu tempo e os seus limites, principalmente no início. Estudos apontam que o ideal, para um runner amador e/ou iniciante, é correr até dez quilômetros uma a duas vezes por semana leva ao máximo dos benefícios da corrida para a saúde e boa forma.
  • Trace uma rota segura que deixe o seu corpo seguro, e respeite seus limites. Algumas dores musculares especialmente no quadríceps e panturrilhas provavelmente aparecerão, e elas podem ser apenas um sinal de que você está superando os seus limites de velocidade e/ou distância.

 

Mais dicas como essas traremos aqui no TicketRun Blog, sobre o universo das corridas de rua e vida saudável.  Acompanhe nossas publicações e corra para colocar em prática.

TicketRun: o seu ingresso para o mundo das corridas.

Confira os melhores produtos para corredores de rua!

 

Deixe uma resposta