A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO PÓS-TREINO

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Treinar é um estímulo que gera desgaste muscular. Nosso corpo sempre nos dá sinais quando algo não está tão bem assim. Compreender esses sinais podem prevenir o desenvolvimento de doenças, desgastes e lesões, e tornar a sua rotina de atleta muito mais extensa!

Por essa razão, o TicketRun Blog traz para você um tema essencial. Você dá o descanso necessário que o seu corpo precisa para se recuperar após um treino intenso ou uma prova de alta performance? Esse descanso é essencial para a sua evolução e o desenvolvimento do seu organismo. E quanto mais nos conhecemos, mais temos domínio sobre o nosso corpo!

Para se recuperar de uma maratona, por exemplo, a gente precisa de pelo menos um mês de descanso e alongamentos. A volta aos treinos após essa pausa tende a ser melhor, com mais condicionamento e mais força – ao contrário do que costumamos pensar ao estamos “parados”.

Além disso, boas noites de sono acompanhada de alimentação completa e equilibrada, é a dupla perfeita para quem deseja uma recuperação ativa. Dormir é fundamental!

 

Quanto tempo nossos músculos precisam para se recuperar?

O tempo necessário para a reposição completa do glicogênio muscular pode levar até 72 horas, quando o treino ou a competição foram muito intensos ou prolongados.

Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular. Em todo caso, para o músculo se recuperar completamente, é necessário um descanso de 48 horas. Por isso, profissionais e especialistas não é recomendam exercitar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.

 

Cuidados essenciais do pós-treino

Seu pós-treino deve ser tranquilo. Muitas vezes a nossa rotina agitada nos exige que não tenhamos esse tempo de relaxamento, mas saiba que ele também é muito importante pois lhe ajudará a diminuir os níveis de estresse, o que auxilia no relaxamento e recuperação muscular.

Além disso, a massagem muscular é uma ótima técnica, que ajuda a transportar mais nutrientes para a musculatura. Você pode realizar essa massagem em você mesmo, com o auxílio de uma bolinha ou um rolinho de massagem ou apenas com as mãos. Isso irá auxiliar o seu processo recuperativo, também com possíveis problemas em relação à dor e lesões por questões posturais.

Após exercícios físicos, como os de musculação ou a corrida, há um aumento importante da produção de proteínas no organismo, que ocorre entre 24 e 48 horas após o estímulo. Para quem busca a hipertrofia, é fundamental que os músculos trabalhados descansem por um dia, pelo menos, dependendo da intensidade e da região trabalhada.

 

Invista na recuperação assim como você foca no seu treino. Certamente seus resultados irão melhorar. Bom descanso!

E lembre-se! TicketRun é o seu ingresso para o mundo das corridas.

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